Monday, February 13, 2006

E tu Baía?

10 milhões de portugueses foram convocados, e tu Baía?

Não me lembro onde ouvi esta piada. Lembro-me que foi por alturas do Euro 2004, e estava no ar aquela campanha em que o Scolari convocava tudo o que era português para o Euro 2004. Lembro-me inclusivé de ter recebido uma carta em casa, com a dita convocatória.

Será que o Baía recebeu essa carta? Se sim, seria legitimo da parte dele aparecer no centro de estágios da selecção e mostrar a carta ao seleccionador e dizer-lhe: "eh pá, Scolari recebi esta carta, quer dizer que estou convocado?"

Bem, a história que se passou já nós sabemos, e o Baía não jogou no Euro, nem nunca mais pôs os pés na selecção. Também não vou dissertar se ele deveria ou não ir.

O que me importa, é a expressão que ficou da piada: "E tu Baía?", que pode entrar no nosso léxico para provocar alguém para acção sobre qualquer tema.

Por exemplo:

"A Dinamarca não tem culpa dos cartoons, e tu Baía?"

Será que o Baía tem culpa? Mas quem é este Baía? não teremos nós no nosso intimo um bocado deste Baía? o que fizemos para "o diálogo da religiões", o que fizemos para o respeito das culturas, etc e blá blá blá e por aí fora...

A expressão "E tu Baía?" é um apelo a cada um de nós à responsabilização pelos nossos actos, pelas nossas vidas, por vivermos numa sociedade que permite (quase) tudo, para o bem e para o mal. E o que fazemos nós com essa liberdarde?

O que vamos fazer para vivermos num mundo melhor?

Bem eu já escrevi isto, e tu Baía?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home