Wednesday, February 15, 2006

Liberdade de expressão

A liberdade de expressão deve andar de braço dado com o poder de encaixe. Andei a pensar sobre o que aconteceu por causa dos famosos cartoons sobre o Profeta Maomé, e cheguei à conclusão que só deve ter liberdade de expressão quem tiver poder de encaixe suficiente para arcar com tudo aquilo que pode ser transmitido ao abrigo dessa mesma liberdade. Pois é esse poder de encaixe que irá permitir responder à altura.

Ou seja, consigo perceber muito melhor que em países que vivem em regimes diferentes dos nossos; valores, cultura, costumes e tradições reajam de forma diferente àquilo que para outros seja uma coisa normal. Reajem assim porque não têm liberdade de expressão.

Nesses países a liberdade de expressão não é um valor importante como é para os europeus em que essa mesma liberdade de expressão é um valor máximo, é algo que está na génese de todos os regimes da Europa.

Assim sendo para os europeus é complicado compreender o tipo de manifestações violentas que surgiram após a publicação dos cartoons na imprensa europeia.

Numa análise mais básica, é como aquele tipo a quem um gajo diz:

Individuo 1:"Ah e tal, cheiras a caril! :)"
Individuo 2:"Voltas a dizer isso e vou-te à tromba!!"
Individuo 1:"Porra, não se pode dizer nada que o menino fica logo amuado - Não brinco mais contigo!"

Não seria mais inteligente ter dito algo do género:

Individuo 2:"Mas vê lá se não gostas de caril?"
Individuo 1:"Claro que gosto, mas só se for de porco! :)"
Individuo 2:"Porco está esgotado, mandámos tudo para junto dos familiares :)"

E podia continuar por aqui fora nesta troca de bocas entre estes dois individuos. Mas não o vou fazer... O ponto que quero provar é que esta troca salutar de piadas entre estes dois individuos que lhes vai permitir conhecerem-se melhor e criar uma relação nos pontos comuns.

Não achas Baía?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home